Na sua catequese sobre São Paulo, o Papa recordou a doutrina da justificação. O encontro com Deus fê-lo entender que, “graças à fé em Cristo, e não por nosso mérito, nos tornamos justos diante de Deus”
Na sua catequese sobre São Paulo, o Papa recordou a doutrina da justificação. O encontro com Deus fê-lo entender que, “graças à fé em Cristo, e não por nosso mérito, nos tornamos justos diante de Deus” O amor do próximo é o cumprimento da lei cristã. além disso, o homem não se torna justo por meio da lei, mas sim por meio das boas acções , defendeu o Pontífice. Na audiência geral no Vaticano, perante mais de 15 mil fiéis, Bento XVI fez referência a Lutero e à Reforma Protestante, para ilustrar o problema do se tornar justo .
Todas as leis são perfeitamente dúbias e no amor de Deus e do próximo estão presentes e contidas todas as leis. Todas as leis são realizadas se somos justos na comunhão com Cristo que é o amor , disse. a justiça decide-se na caridade como explica o Evangelho quando nos convida a amar os presos e doentes, lembrou o Santo Padre salientando que o amor de Deus e do próximo transformam nossa vida e apenas nisso podemos ser verdadeiramente justos aos olhos de Deus .