Mais de uma semana a andar, 500 quilómetros percorridos. Milhares de Índios colombianos entram esta quinta-feira, 20 de Novembro, na capital do país
Mais de uma semana a andar, 500 quilómetros percorridos. Milhares de Índios colombianos entram esta quinta-feira, 20 de Novembro, na capital do paísOs índios vão reivindicar a defesa dos seus direitos, à terra e à autodeterminação. Exigem do presidente da República a restituição das suas terras, o respeito pelos direitos humanos e a interrupção da negociação do Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos da américa.
Dia após dia, dezenas de delegados de distintas comunidades juntaram-se à travessia. Na antepenúltima etapa da marcha da resistência, que começou em Cali, a 10 de Novembro, os índios realizaram um ritual de conciliação e harmonização com a água . a Organização Nacional Indígena Colombiana estima que, na quinta-feira, entrem em Bogotá mais de vinte mil índios, que reclamam também a sua exclusão do conflito com as Forças armadas Revolucionárias da Colômbia.
Um dos líderes do protesto, Daniel Pinacué, explicou aos jornalistas que esta marcha foi decidida depois do fracasso do diálogo com o presidente. Álvaro Uribe havia proposto uma reunião com os líderes do movimento para chegar a um acordo sobre a questão das terras e esclarecer a morte de três indígenas, realizada supostamente pela polícia, ocorridas durante manifestações.