O reitor da Universidade Católica Portuguesa, considera que seria justo o Estado português pedir desculpa aos jesuítas
O reitor da Universidade Católica Portuguesa, considera que seria justo o Estado português pedir desculpa aos jesuítas Seria justo se na celebração do centenário da República que se aproxima, o Estado pedisse desculpa aos jesuítas e outras ordens, não num gesto de reconciliação mas de reconhecimento pelo que têm feito pela cultura portuguesa , disse Braga da Cruz. Seria um gesto justo e cheio de significado , a realizar em 2010, após os actos de perseguição e ordens de expulsão feitos no passado contra os jesuítas, defendeu o reitor.
Na abertura do congresso internacional padre antónio Vieira Ver, ouvir, falar: o grande teatro do mundo , o cardeal patriarca de Lisboa defendeu que se trata de um nome maior da cultura portuguesa . José Policarpo referiu ainda que vale a pena comemorá-lo e celebrá-lo sempre .
Durante o primeiro dias dos trabalhos, foi assinado um protocolo de cooperação científica para a constituição de uma Rede de Estudos Internacional Padre antónio Vieira, envolvendo várias universidades. as comemorações do IV centenário vão prolongar-se até agosto 2009, com um novo congresso que está a ser preparado pela Universidade do Estado do rio de Janeiro (Brasil).