Generosidade e solidariedade para com os mais necessitados. é este o desafio do Banco alimentar contra a Fome a 29 e 30 de Novembro de 2008
Generosidade e solidariedade para com os mais necessitados. é este o desafio do Banco alimentar contra a Fome a 29 e 30 de Novembro de 2008 a segunda campanha do ano, promovida pela Federação portuguesa dos Bancos alimentares realiza-se nas grandes superfícies das zonas de Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Beja, aveiro, abrantes, São Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, algarve, Portalegre e Braga. Mais de 20. 000 mil voluntários devidamente identificados vão convidar os portugueses a associarem-se a esta campanha e a destinarem as suas dádivas ao Banco alimentar da respectiva região.
O objectivo é angariar bens alimentares de modo a poder apoiar mais de 245 mil pessoas comprovadamente necessitadas, através de 1. 618 instituições de solidariedade social. Nestes dois dias, ao deslocar-se a um supermercado receberá um saco do Banco alimentar que poderá colocar leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas, óleo, entre outros.
Em simultâneo com a campanha tradicional de recolha vai ainda decorrer até 7 de Dezembro a campanha ajuda Vale , em todas as lojas das cadeias Dia⁄Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo⁄Pão de açúcar, Lidl, Modelo⁄Continente, Pingo Doce e Feira Nova.
Nesses estabelecimentos serão disponibilizados em suportes próprios vales de produtos seleccionados (como azeite, óleo, leite, salsichas e atum). Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, 1 litro de azeite, 1 litro de leite). Em 2007 foram distribuídas 19. 918,7 toneladas de alimentos distribuídos.