Dirigentes de África reunidos em Estrasburgo apelaram ao mundo para não esquecer o continente. O apelo foi lançado no dia em que o G20 discutiu em Washington a reforma do sistema financeiro internacional
Dirigentes de África reunidos em Estrasburgo apelaram ao mundo para não esquecer o continente. O apelo foi lançado no dia em que o G20 discutiu em Washington a reforma do sistema financeiro internacionalÁfrica e outras regiões do mundo em vias de desenvolvimento deveriam estar mais estreitamente associadas às conversações em curso sobre a reforma da arquitectura financeira internacional, advogou Blaise Compaoré, presidente do Burkina Faso, na abertura das Jornadas Europeias de Desenvolvimento que decorreram em Estrasburgo, França.
O presidente africano, que preside à Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental (CEDEaO), reclamou o envolvimento dos países pobres nas reformas: Se o FMI e o Banco Mundial devem ter um papel mais importante na liderança financeira internacional, é justo que os países em desenvolvimento estejam envolvidos nas reformas que se anunciam.
O grupo dos países que formam o G20 inclui apenas um país do continente africano, a África do Sul. Perante as críticas, o presidente de Madagáscar, Marc Ravalomanana, relativizou a fraca representação de África no G20. Para sermos credíveis e tratados como parceiros responsáveis pela comunidade internacional, devemos mostrar ao mundo que nós, líderes africanos, somos sérios e determinados.
O secretário-geral da Francofonia, abdou Diouf, antigo presidente senegalês, chamou a atenção para o esquecimento dos que sofrem na pele a pobreza. assiste-se a uma grande mobilização para tentar resolver a crise financeira, mas a pobreza revoltante continua a causar danos e a situação alimentar em África e na Ásia continua a degradar-se. a crise financeira actual poderá fazer esquecer todas as outras, nomeadamente a crise alimentar.