Pobreza e fome, crise alimentar e alterações climáticas: estes aspectos críticos não podem ser esquecidos por causa da actual turbulência financeira, alerta ONU
Pobreza e fome, crise alimentar e alterações climáticas: estes aspectos críticos não podem ser esquecidos por causa da actual turbulência financeira, alerta ONUagora que se inicia em Washington a reunião dos líderes do chamado Grupo dos 20 (G20), numa alusão ao número de países que ali se encontram, o secretário-geral das Nações Unidas quer deixar claro o alerta para a situação ainda volátil nos mercados financeiros de todo o mundo. a conjuntura pode empurrar os países em desenvolvimento para um beco sem saída ou um caminho de mais sofrimento.
Por isso, Ban Ki-moon instou os líderes do G20 a tomarem rapidamente medidas para garantir que a actual turbulência financeira não aprofunde este sofrimento em todo o mundo. Não podemos permitir que esta [crise] se torne a razão para negligenciar outros aspectos críticos: os [actuais] níveis inaceitáveis de pobreza e fome, a crise alimentar e as alterações climáticas, apontou Ki-moon no discurso que dirigiu a esta cimeira financeira de Washington.
Esta é a primeira vez que a cimeira do G20 – que visa promover o diálogo entre países desenvolvidos e os países emergentes em questões fundamentais relativas ao crescimento económico e à estabilidade do sistema financeiro – se reúne ao mais alto nível dos seus chefes de Estado. É também a primeira vez que o secretário-geral da ONU é convidado a participar.