as queixas apresentadas à associação de apoio à vítima, nos 18 meses, revelam que mais de 800 crianças e jovens foram vítimas de crimes
as queixas apresentadas à associação de apoio à vítima, nos 18 meses, revelam que mais de 800 crianças e jovens foram vítimas de crimes a estatística é reveladora do perigo a que muitas crianças estão sujeitas diariamente. as queixas apresentadas à associação de apoio à Vítima (aPaV) são maus-tratos físicos e psíquicos, ameaças e coacção, abuso sexual e violação sobre crianças. Ocorreram entre Janeiro de 2007 e Junho de 2008, atingindo sobretudo crianças da faixa etária entre os 11 e os 17 anos.
amanhã, 15 de Novembro, reúnem-se em Lisboa vários especialistas num debate sobre Crianças em Perigo. Será abordada a questão do maltrato infantil, formas e prevenção, assim como o acolhimento e os supremos interesses da criança, refere a agência Lusa.
a criança ou jovem está em perigo quando se encontra numa das seguintes situações: abandonada, vítima de maus-tratos físicos ou psíquicos, abusos sexuais, privada de cuidados ou afeição adequados à sua idade, obrigada a actividades ou trabalhos excessivos ou está sujeita, de forma directa ou indirecta, a comportamentos que afectem gravemente a sua segurança ou o seu equilíbrio emocional.
Durante 2007, os dados da aPaV revelam que 222 crianças foram vítimas de maus-tratos físicos; 294 de maus-tratos psicológicos; 10 casos de violação; e 36 de abuso sexual. Todos estes casos ocorreram em contexto doméstico. Uma estatística mais alargada, que abrange dados de 2000 a 2007, mostra que 4. 900 crianças foram vítimas de 7. 000 crimes ao longo desses sete anos.
O psicólogo clínico coordenador do serviço, Manuel Coutinho, afirmou que o SOS Criança tornou-se um serviço de primeira necessidade, à disposição das famílias, crianças, e jovens . Desde 1988 até hoje a média de chamadas recebidas ronda as 3. 500 e as quatro mil situações com problemáticas diversas, desde maus-tratos físicos, maus tratos nas instituições, negligência, abuso sexual e violação.