a guerra no Darfur já provocou 300 mil mortos desde 2003, de acordo com as Nações Unidas. O governo de Cartum fala em dez mil mortos
a guerra no Darfur já provocou 300 mil mortos desde 2003, de acordo com as Nações Unidas. O governo de Cartum fala em dez mil mortosO presidente do Sudão anunciou um cessar-fogo imediato no Darfur e apelou para o desarmamento das milícias. anuncio solenemente um cessar-fogo incondicional entre as forças armadas e as facções em guerra desde que um mecanismo de controlo eficaz seja adoptado e vigiado por todas as partes implicadas , afirma Omar al-Béchir, citado pela Lusa.
O presidente também apelou para o lançamento de uma campanha imediata para desarmar as milícias e restringir a utilização de armas pelas forças armadas , numa referência aparente à milícia árabe pró-governamental dos Janjawids. Confirmamos o nosso compromisso de negociar para encontrar soluções pacíficas que garantirão a eliminação dos conflitos , adiantou ainda.
Esta iniciativa é considerada pelos críticos do presidente sudanês como uma tentativa para desviar a atenção das acusações de crimes de guerra no Darfur de que al-Béchir foi alvo pelo procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI). Os juízes do TPI analisam as provas para decidir se vai ser emitido um mandado de detenção internacional contra o presidente sudanês.
O procurador Luís Moreno Ocampo acusa do chefe de Estado sudanês de genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade no Darfur e de ter ordenado às forças a aniquilação de grupos não árabes da região através de assassínios, tortura, violações e pilhagens.