Os portugueses deverão gastar menos 4. 8 por cento do que em 2007, nas compras de Natal. Os presentes preferidos são roupa, livros e dinheiro
Os portugueses deverão gastar menos 4. 8 por cento do que em 2007, nas compras de Natal. Os presentes preferidos são roupa, livros e dinheiroas famílias portuguesas deverão moderar nos gastos efectuados nas compras natalícias, adianta um estudo da consultora Deloitte. a crise e incerteza da economia portuguesa e mundial irão afectar nos gastos efectuados nesta época.
77 por cento dos inquiridos estão a ter um poder de compra inferior ao de 2007 e o rendimento disponível para as compras de Natal é igualmente mais reduzido. Mais de 90 por cento dos entrevistados considera que a economia está actualmente em recessão; 69 por cento dizem que já se encontrava na mesma situação no Natal de 2007.
Neste cenário, os portugueses pretendem adquirir presentes mais úteis e estarão muito atentos às promoções efectuadas nesta época do ano , refere a Delloite. Os portugueses dizem estar dispostos a gastar mais tempo à procura da melhor solução em termos de preço, de forma a não ultrapassarem o orçamento definido para as compras de Natal , cita a Lusa.
Quem parece escapar à crise dos adultos são as crianças. Os brinquedos electrónicos serão bastante procurados, pelo que a expectativa de comportamento deste mercado pode ser encarada com optimismo , salienta a consultora.
Segundo a Delloite, gastar menos em presentes, provavelmente, não quererá dizer oferecer menos presentes caros, o que pode ter um impacto positivo em certos segmentos de retalho, tais como grandes lojas de electrodomésticos, artigos de luxo e produtos de marca. O estudo foi realizado em 15 países europeus e na África do Sul, com uma amostragem de 18. 178 consumidores.