Em Portugal uma em cada cinco pessoas vive no limiar da pobreza. Representantes de várias associações sensibilizaram o presidente da República para o fenómeno da pobreza
Em Portugal uma em cada cinco pessoas vive no limiar da pobreza. Representantes de várias associações sensibilizaram o presidente da República para o fenómeno da pobreza Mais de mil milhões vão dormir sem uma refeição por dia , afirmou João Pedro Martins, da Rede Miqueias, em declarações aos jornalistas à saída de uma audiência com Cavaco Silva. É preciso sensibilizar os políticos para a pobreza, que é um crime público porque há uma violação dos direitos humanos , acrescentou.
Os pobres – defendeu João Pedro Martins – não precisam de esmolas, mas de justiça e, principalmente, de oportunidades . E esta visita a Belém serviu para apresentar propostas no sentido de trabalhar com os partidos políticos .
Representantes da Rede África-Europa, Fé e Justiça (aEFJN), da Rede Miqueias, do Objectivo 2015 e da Pobreza Zero apresentaram a Cavaco o resultado da campanha Levanta-te e actua , que mobilizou 93. 707 pessoas em Portugal.
É preciso que face à fragilização a que [os pobres] estão sujeitos não sejam esquecidos e esmagados , declarou Valentim GonçAlves, da Rede África-Europa. O responsável aponta que o problema das migrações, está apenas a ser tratado com paliativos e não com um verdadeiro remédio . Valentim GonçAlves defende uma atitude diferente uma visão aberta e não mesquinha .
Os responsáveis das várias associações sensibilizaram ainda o chefe de Estado para a Carta aberta contra a pobreza e desigualdade , já assinada por 280 entidades civis e outras ligadas à igreja. Os signatários afirmam que é preciso lembrar os políticos das promessas públicas assumidas pelos 189 Estados-Membros das Nações Unidas quando assinaram, em Setembro de 2000, a Declaração do Milénio e se comprometeram a reduzir para metade a pobreza extrema até 2015 .