O bispo Malcolm McMahon, da Igreja Católica na Grã-Bretanha defende que os homens casados deveriam ter direito ao sacerdócio
O bispo Malcolm McMahon, da Igreja Católica na Grã-Bretanha defende que os homens casados deveriam ter direito ao sacerdócioÉ uma questão de justiça para os homens que querem ser sacerdotes e ter uma esposa. O casamento não deveria separá-los da sua vocação, mas eles têm de já estar casados antes de serem ordenados, afirma o bispo de Nottingham. Na reportagem publicada pelo The Sunday Telegraph, no último domingo, McMahon é considerado um dos possíveis sucessores do cardeal Cormac Murphy-O’Connor, que deve entregar o cargo no ano que vem, na liderança da Igreja na Grã-Bretanha.
O prelado considera que os homens casados trazem uma mais-valia: Eles trazem experiências reais de vida em família. acho que são excelentes para pregar para mulheres, adianta.
a reportagem refere ainda que, nos últimos 30 anos, cerca de 150 mil homens tenham desistido do sacerdócio para se casar. Muitos dos quais estariam dispostos a voltar à Igreja desde que casados.
a Igreja Católica assume como regra o celibato para os sacerdotes, posição reafirmada pelo Papa em 2006. Um arcebispo chegou a ser excomungado por ter ordenado quatro homens casados.