Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência revela que Portugal apresenta uma taxa de novos casos de HIV/SID a entre os consumidores de drogas injectadas oito vezes superior à média europeia
Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência revela que Portugal apresenta uma taxa de novos casos de HIV/SID a entre os consumidores de drogas injectadas oito vezes superior à média europeiaPortugal é apontado como o pais onde, em 2006, surgiram mais casos (703) de infectados com SIDa. Está muito à frente dos restantes estados, refere a agência Lusa. a Estónia ocupa o segundo lugar (191), seguida do Reino Unido (187), alemanha (168) e Franca (167). O director do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), Wolfgang Goetz, disse que a estimativa de novos casos de SID a entre consumidores de droga injectável é de três mil, por ano, em toda a União Europeia (UE).
No campo das doenças infecto-contagiosas contraídas por toxicodependentes, segundo as declarações de Wolfgang Goetz, mais de 40 por cento dos consumidores de droga injectável estão infectados pelo vírus da hepatite C. Esta doença tem uma elevada taxa de mortalidade e é de tratamento difícil e muito demorado. Na sua intervenção, o director do OEDT salientou que, em cada hora, na UE morre uma pessoa vítima do consumo excessivo de droga (overdose). Estas mortes totalizam entre sete e oito mil mortos anuais.
Segundo a OEDT, um em cada quatro dos 71 milhões de cidadãos da UE, pelo menos uma vez na vida, fumaram cannabis, a droga mais consumida no espaço europeu. O que mais preocupa os especialistas são os quatro milhões de pessoas que consomem diariamente aquele tipo de droga.
a droga mais consumida na Europa continua a ser a heroína, embora o seu consumo tenha estabilizado, afirmou Wolgang Goetz. Nos países da UE, 600 mil pessoas sujeitam-se todos os anos ao tratamento para se livrarem da dependência da heroína.