O Papa lembra, com preocupação, os confrontos e atrocidades que têm acontecido na região de Kivu-norte, da República Democrática do Congo
O Papa lembra, com preocupação, os confrontos e atrocidades que têm acontecido na região de Kivu-norte, da República Democrática do CongoNo dia em que passam 70 anos sobre a Noite de Cristal, que deu início à perseguição aos judeus e ao holocausto nazi, Bento XVI apela ao fim de todas as formas de discriminação e anti-semitismo. ainda hoje sinto dor por tudo o que aconteceu naquelas trágicas circunstâncias, cuja memória deve servir para assegurar que tais horrores nunca mais se repitam, disse esta manhã durante o ângelus.
O Pontífice apelou aos fiéis para que se empenham contra todas as formas de anti-semitismo e discriminação, especialmente na educação de gerações mais jovens no respeito mútuo e na aceitação. O Santo Padre apelou ainda à oração pelas vítimas de então, num gesto de solidariedade para com o mundo judaico.
O Papa referiu-se às inquietantes notícias que chegam do Congo. Sangrentos confrontos armados e atrocidades sistemáticas provocaram e estão a provocar numerosas vítimas entre os civis inocentes; destruições, saques e violências de todo o género, que já provocaram mais de um milhão e meio de refugiados. a todos e a cada um desejo exprimir a minha particular proximidade, ao mesmo tempo que encorajo e bendigo quantos se estão empenhando em aliviar os seus sofrimentos, entre os quais menciono em particular os agentes pastorais daquela Igreja local , sublinhou.