Os militares do general rebelde Laurent Nkunda e os milicianos pró-governamentais cometeram “crimes de guerra” esta semana na região de Rutshuru, no leste da República Democrática do Congo
Os militares do general rebelde Laurent Nkunda e os milicianos pró-governamentais cometeram “crimes de guerra” esta semana na região de Rutshuru, no leste da República Democrática do CongoQuero lamentar violações muito graves dos direitos humanos (… ) na região de Rutshuru nos últimos dias, denunciou o chefe da missão das nações Unidas (ONU) na RD Congo, alan Doss. Infelizmente descobrimos homicídios na cidade (de Kiwanja) e perto, incluindo de civis, por parte dos grupos armados.
Em conferência de imprensa em Goma, no Leste, alan Doss adiantou: Condenamos, lamentamos e lembramos aos diferentes grupos que o direito internacional é muito claro acerca disso: são crimes de guerra que não podemos tolerar. Kiwanja está situada a cerca de 80 quilómetros a norte de Goma, capital da província do Kivu Norte.
a localidade é controlada desde a semana passada pelos rebeldes de Laurent Nkunda. Terça-feira, 4 de Novembro, foi palco de confrontos com os milicianos Mai-Mai pró-governamentais. No dia seguinte, a rebelião realizou operação de limpeza.