Fátima representa a fé e esperança para um Mundo melhor, assim nós possamos acolher de coração aberto os desí­gnios do Senhor para a humanidade
Fátima representa a fé e esperança para um Mundo melhor, assim nós possamos acolher de coração aberto os desí­gnios do Senhor para a humanidadeFátima foi eleita por Nossa Senhora como terra de missão. Quando no ano de 1917 apareceu a Lúcia, Francisco e Jacinta, transmitindo-lhes a vontade do Senhor e pedindo-lhes para propagar a sua mensagem, escolheu uma terra até então desconhecida e humildes crianças para o fazerem. a partir daquele momento Fátima passou a ser terra de missão e aqueles pastorinhos os seus mensageiros.
após a aparição de Nossa Senhora, tanto o Francisco como a Jacinta viveram pouco tempo, mas o suficiente para pôr em prática os pedidos da Senhora. O seu dia a dia mudou radicalmente, passando a fazer parte do quotidiano a oferta de sacrifícios e orações pelos pobres pecadores, como dizia a Jacinta. Sacrifícios como privarem-se do essencial, dando o seu sustento diário a outros meninos mais pobres; comendo eles bolotas, amoras, cogumelos, fruta – se houvesse – foi a sua oferta e que acompanhada de orações, muito deve ter contribuído para concretizar a sua opção na resposta aos desejos do Senhor. Era tudo por amor e pela conversão dos pecadores, como Jacinta queria e incitava o irmão e a prima a fazerem.
Os seus sacrifícios chegaram ao ponto de cingirem o corpo franzino com uma corda colocada debaixo das vestes e assim se mortificarem. a visão do inferno que Nossa Senhora permitiu à Jacinta marcou-a como um ferrete, pois desde esse acontecimento tudo quanto fazia como sacrifício, achava pouco. O amor destes três pastorinhos nascidos e criados em famílias onde a harmonia e o amor eram patentes, certamente constituía uma dádiva divina, mas eles souberam corresponder e tudo faziam para aumentar o valor da sua acção.
Lúcia ainda viveu mais oitenta e oito anos – morreu a 13 de Fevereiro de 2005 – e fez de todo esse tempo uma missão de renúncia pessoal perante a vontade do Senhor. assim foi transmitindo pelo exemplo de vida e pela escrita a mensagem de Penitência e Oração que caracterizaram o pedido de Nossa Senhora. Deus quis apenas servir-se de mim para recordar ao mundo a necessidade que há de evitar o pecado e reparar a Deus ofendido, pela oração e pela penitência, disse Lúcia ao bispo de Leiria de então. a Igreja reconheceu os méritos de Francisco e Jacinta beatificando-os, estando também Lúcia no caminho da santidade.
Este pequeno lugar de Cova de Iria foi acolhendo ao longo de nove décadas aqueles que aqui vieram encontrar consolo para as suas mágoas e é naquele lugar que muitos vêm oferecer o seu amor ao Senhor, por intermédio de Maria. Se nós ouvimos dizer que Fátima é o altar do Mundo ou que Fátima é cidade da paz, com mais propriedade devemos reconhecer que Fátima é terra de missão e que deve ser considerado o coração da Igreja em Portugal.
Nossa Senhora disse que Deus queria estabelecer no Mundo a devoção ao seu Imaculado Coração. É uma missão ainda incompleta – alguma vez estará? – mas também é um apelo para que continuemos a missão de esperança que os pastorinhos começaram em prole de uma Vida total.