Bento XVI elogiou a “recente evolução positiva” das relações entre a China e Taiwan e defendeu um diálogo “sincero e construtivo”
Bento XVI elogiou a “recente evolução positiva” das relações entre a China e Taiwan e defendeu um diálogo “sincero e construtivo” Um diálogo sincero e construtivo é a chave para resolver os conflitos que ameaçam a estabilidade do nosso mundo, afirmou o Papa ao receber o novo embaixador taiwanês no Vaticano, Wang Larry Yu-yuan. a Santa Sé saúda a recente evolução positiva registada nas relações entre Taiwan e a China , declarou ainda o Pontífice.
Taiwan e a China assinaram esta semana acordos económicos, um acto que marca uma nova etapa nas relações entre as duas nações após seis décadas de hostilidade. O Santo Padre felicitou o novo presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou,(eleito em Maio), o primeiro católico na história desta república. Os católicos são apenas um por cento da população.
Pequim rompeu suas relações diplomáticas com o Vaticano em 1951, quando a Santa Sé reconheceu Taiwan. a ruptura foi definitiva em Julho de 1957, com a criação de uma Igreja controlada pelo regime comunista chinês. O Vaticano e a China têm feito um esforço de diálogo, ao longo dos últimos anos.