Bento XVI recebe o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a 13 de Novembro, no Vaticano, para uma audiência privada
Bento XVI recebe o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a 13 de Novembro, no Vaticano, para uma audiência privadaSerá a primeira vez que Lula é recebido no Vaticano desde que é chefe de Estado. Será recebido pelo Pontífice às 11h (10h em Portugal e 8h em Brasília) na biblioteca privada do palácio. O presidente brasileiro, que viajará acompanhado de sua esposa, Marisa Letícia, e de uma delegação de vários ministros, reunindo-se de seguida com o número dois do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado da Santa Sé.
Nessa ocasião, Santa Sé e Brasil devem assinar um acordo sobre o estatuto da Igreja católica no país que possui 115 milhões de católicos. a liberdade religiosa, a não discriminação por razões de credo, o ensino da religião nas escolas e o estatuto financeiro da Igreja católica são temas da agenda. O presidente brasileiro também espera analisar com o Papa questões como a luta contra a fome no mundo, a imigração e o incentivo ao desenvolvimento.
Lula chegará no domingo a Roma para uma visita de cinco dias à Itália e ao Vaticano, durante a qual será recebido também pelo chefe de governo, Silvio Berlusconi, e pelo presidente da República italiana, Giorgio Napolitano. Depois viajará para os Estados Unidos para participar, no encontro da cúpula do G20, que reúne nações industrializadas e emergentes (concentram 80 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial) para analisar a actual crise financeira.