é já amanhã, sábado, 8 de Novembro, que se realiza a audição pública promovida pela Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) sob o tema “Dar voz aos pobres para erradicar a pobreza”
é já amanhã, sábado, 8 de Novembro, que se realiza a audição pública promovida pela Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) sob o tema “Dar voz aos pobres para erradicar a pobreza”Esta audição terá lugar no Centro Cultural Franciscano (Largo da Luz) e a entrada é gratuita. a iniciativa, inédita, vai juntar à mesma mesa pessoas que vivem ou viveram situações de pobreza, responsáveis pelas políticas públicas e pelas organizações de solidariedade social, investigadores, e gente da cultura e da comunicação social .
a sessão tem início às 9h45, com as palavras de abertura da presidente da CNJP. Maria do Rosário Carneiro, deputada e vice-presidente da CNPJ questiona até onde nos levam os preconceitos?. ainda durante a manhã serão analisados pontos de vista acerca da pobreza por Jacinto Lucas Pires (escritor), Henrique Pinto (teólogo, director da Revista Cais), ana Cardoso (socióloga – CESIS) e Laborinho Lúcio (Justiça).
À tarde, pelas 14h45, o painel abordará a temática Erradicar a pobreza: Olhares cruzados. Inclui a conferência sobre a erradicação da pobreza – Um problema de compromisso político e de cidadania por alfredo Bruto da Costa (vice-presidente da CNJP), Razões de êxito ou inêxito do PNaI, por Isabel Baptista, O papel das autarquias no combate à pobreza e à exclusão: exemplos de boas práticas por Rogério Roque amaro e a acção das instituições de solidariedade social: e a necessária inovação social , por João Menezes.
a iniciativa conta com a presença do bispo Carlos azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e com a presença de José Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Solidariedade.