Portugal quer ter melhores condições para acolher os menores imigrantes que escolhem o nosso país para terem protecção e segurança
Portugal quer ter melhores condições para acolher os menores imigrantes que escolhem o nosso país para terem protecção e segurançaDesde 2000, já foram acolhidos 42 menores desacompanhados que imigraram sozinhos, adianta a Lusa. Portugal não é alheio aos casos de crianças e jovens menores de 18 que deixam os seus países e imigram sozinhas com destino à Europa, onde procuram protecção, segurança e direito ao asilo , afirma a presidente do Conselho Português para os Refugiados.
Os jovens, tal como os adultos, fogem dos seus países devido a conflitos armados, catástrofes naturais, situações de violência e pobreza, ou perseguições em função da sua etnia, sexo ou religião. Só em 2008, já chegaram oito menores, com idades entre 14 e 18, sobretudo da Guiné-Conacri, Senegal e da República Democrática do Congo , salienta Teresa Tito de Morais. Mas para que mais possa ser feito são instalações específicas, que garantam um acolhimento mais diferenciado e destinado às suas necessidades .
Ou seja, um apoio continuado e individualizado para aprenderem a língua portuguesa e serem o mais rapidamente inseridos no sistema de educação e na comunidade, adianta a responsável. a Câmara de Lisboa já identificou um espaço na zona da Bela Vista. Falta agora o financiamento, sendo que já foram recebidos alguns contributos; não são é suficientes. 2010 é a data prevista de inauguração deste centro.