Ban Ki-moon exorta todos os grupos armados a esforçarem-se por encontrar uma solução mediada Política para a actual crise na região
Ban Ki-moon exorta todos os grupos armados a esforçarem-se por encontrar uma solução mediada Política para a actual crise na regiãoO secretário-geral das Nações Unidas manifestou-se profundamente preocupado com a violência nos combates recentes na província já de si dilacerada do Kivu do Norte, na República Democrática do Congo (RDC). Ban Ki-moon exortou todos os grupos armados a esforçarem-se por encontrar uma solução mediada política para a actual crise na região.
Os combates eclodiram há dois dias na área de Rutshuru, entre rebeldes do Congresso Nacional de Defesa do Povo (conhecido como o CNDP), uma milícia liderada pelo antigo general Laurent Nkunda, e um grupo de coligação de autodenominados patriotas de resistência congolesa, Pareco, uma milícia de nativos Mayi-Mayi.
O CNDP também terá alegadamente atacado posições militares do exército congolês na região de Nyanzale, esta sexta-feira de manhã, apesar do cessar-fogo anunciado pela própria milícia na semana passada. Há ainda combates em curso em Miyanzali, uma cidade agora inteiramente sob controlo rebelde, segundo a missão da paz da ONU na RDC.