No ano passado, a campanha “Juntos podemos salvar vidas” angariou oito milhões de vacinas
No ano passado, a campanha “Juntos podemos salvar vidas” angariou oito milhões de vacinasO tétano neonatal mata anualmente mais de 180. 000 crianças e 30. 000 mães. Segundo a UNICEF, a cada três minutos um bebé recém-nascido morre devido a esta doença evitável.com vista à erradicação da doença a Dodot apoia o trabalho da UNICEF, pela segunda vez consecutiva, com a campanha Uma embalagem = Uma vacina.
Na compra de um dos produtos da marca, a Dodot doa uma vacina contra o tétano que a UNICEF distribui nos países em desenvolvimento.
Os fundos angariados no âmbito desta campanha, a decorrer até Dezembro, têm como destino países onde os níveis de cobertura de vacinação são mais baixos e os índices de mortalidade mais elevados. O tétano é ainda uma doença mortal em países como a República centro-africana, Madagáscar, Bangladesh, Congo, Nigéria, Etiópia, Somália, Paquistão, Índia, China e outras zonas de extrema pobreza, onde o acesso a condições básicas de saúde é difícil.
O tétano neonatal e materno afecta os recém-nascidos e as mães que acabaram de dar à luz. Nos recém-nascidos a doença caracteriza-se pela rigidez dos músculos faciais, o que impede a sucção e, por consequência, a alimentação do bebé, criando também dificuldade em chorar. Esta rigidez, que mais tarde se estende a todo o corpo, é acompanhada de espasmos. Salvo excepções, os bebés infectados não chegam a completar quatro semanas de vida.