as políticas da União Europeia para a inclusão social de menores e adolescentes estão em discussão na capital da Hungria
as políticas da União Europeia para a inclusão social de menores e adolescentes estão em discussão na capital da HungriaEm vista do ano Europeu da Inclusão Social, que terá lugar em 2010, discutem-se, no Eurochild, a decorrer em Budapeste de 5 a 7 de Setembro, as estratégias de inclusão social e as sinergias previstas e possíveis utilizadas pelas diferentes instituições. O encontro anual reúne associações e organizações comprometidas com a promoção dos direitos e do bem-estar dos menores.
Um dos temas do quinto Eurochid, que se realiza anualmente, é dedicado aos problemas dos jovens sem família que saem do sistema de protecção da infância. Esta passagem constitui frequentemente um segundo abandono no seio da sociedade.
No encontro também serão apresentados os resultados de um inquérito europeu sobre o projecto Life after institutional care (vida pós-ajuda institucional), co-financiado pela União Europeia. O inquérito foi realizado na Roménia, Letónia, Bulgária, França e Itália.
Serão ainda apresentados os aspectos mais relevantes e problemáticos das políticas sociais dirigidas aos jovens sem família. O EuroChild é uma rede de 57 associações europeias empenhadas na tutela da infância.