O atentado falhado contra João Paulo II, em 1981, mudou-lhe a visão sobre Fátima, despertando a sua admiração pelos peregrinos portugueses
O atentado falhado contra João Paulo II, em 1981, mudou-lhe a visão sobre Fátima, despertando a sua admiração pelos peregrinos portuguesesO antigo secretário de João Paulo II, Stanislaw Dziwisz recordou-o como um homem de grande pensamento e sobretudo de grande oração , abordando a sua ligação a Fátima. Posso dizer que tenho uma grande recordação das três visitas do Papa a Portugal e não posso esquecer quando veio para agradecer à Nossa Senhora de Fátima pela sua vida , contou o actual cardeal-arcebispo de Cracóvia.
O cardeal polaco adiantou que João Paulo II estava convicto que a Nossa Senhora de Fátima o salvou do grande perigo que foi o atentado na Praça de São Pedro , perpetrado por ali agca, a 13 de Maio de 1981. Esse momento mudou a atitude de João Paulo II sobre Fátima: antes do atentado, não se ocupava muito da mensagem de Fátima, mas certamente conhecia o Santuário e sabia da devoção a Nossa Senhora, muito difundida em todo o mundo .
Posso dizer que tenho uma grande recordação das três visitas do Papa a Portugal e não posso esquecer quando veio para agradecer à Nossa Senhora de Fátima pela sua vida , disse. Sobre a visita em 1982 de JoãoPaulo II, a Fátima, de agradecimento a Nossa Senhora, o purpurado lembrou a tentativa de ataque de Juan Krohn que foi um facto gravíssimo. O Papa dirigia-se ao altar quando um homem com vestes eclesiásticas se dirigiu a ele para o atingir, mas graças a Deus foi bloqueado .
O arcebispo contou que quando regressavam a casa viu manchas de sangue, mas Karol Wojtyla deu-lhe pouca importância porque não representou nenhum perigo para a sua vida e para não aumentar a atmosfera de fricção . O Papa era uma pessoa delicada e sensível e não deu a conhecer esta situação para não prejudicar o agressor e não aumentar a atmosfera de tensão , sustentou, contanto que João Paulo II perdoou logo o agressor, foi vê-lo ao hospital e à prisão e chamava-o de irmão . Isto fazem os santos, não há mais nada a dizer , frisou.