Mais de duas dezenas de representantes de cada religião participam no Fórum católico-muçulmano que decorre no Vaticano
Mais de duas dezenas de representantes de cada religião participam no Fórum católico-muçulmano que decorre no VaticanoEste é o primeiro fruto da ronda de negociações levadas a cabo entre o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso e representantes islâmicos. Os 48 participantes serão recebidos por Bento XVI em audiência, na quinta-feira e participam numa sessão da Universidade Pontifícia Gregoriana, durante a qual deverá ser divulgada uma declaração comum.
O Fórum católico-muçulmano foi criado em Março de 2008 depois de 138 sábios muçulmanos, encabeçados pelo presidente do Instituto aal al-Bayt para o Pensamento Islâmico, príncipe Ghazi bin Muhammad bin Talal, terem enviado a Bento XVI uma carta, na qual afirmaram que o futuro do mundo depende da paz entre muçulmanos e cristãos.
Na resposta, o Pontífice defendeu a criação de um diálogo baseado no respeito pela dignidade da pessoa, no conhecimento objectivo da religião do outro, na partilha da experiência religiosa e no compromisso comum para promover o respeito mútuo e a aceitação .
as relações entre o Vaticano e o mundo muçulmano atravessaram um momento difícil, aquando da intervenção de Bento XVI na universidade de Ratisbona e considerada ofensiva pelo mundo muçulmano. as relações normalizaram-se depois na visita à Turquia, quando o Papa entrou na Mesquita azul de Istambul e, durante alguns minutos, meditou.