No passado dia 31 de Outubro teve lugar no Museu de arte Sacra e Etnologia a segunda edição de “Tertúlias no Museu”
No passado dia 31 de Outubro teve lugar no Museu de arte Sacra e Etnologia a segunda edição de “Tertúlias no Museu”O Professor Doutor José antónio Falcão foi o convidado especial para conversar sobre os bens patrimoniais da Igreja e especialmente do Departamento Histórico e artístico da Diocese de Beja (DHaDB) de que é director e que se encontra a celebrar os seus 25 anos de existência.
Perante uma plateia atenta, foram abordados diversos assuntos sobre o património do Baixo alentejo, os primeiros trabalhos do DHaDB, os problemas dos furtos nas igrejas, o inventário e a criação de uma rede de Museus.
Foram também tratadas as exposições temporárias como um importante meio de divulgação da arte sacra e com grande sucesso quer em Portugal como no estrangeiro.
José antónio Falcão apontou como caminhos a seguir nos próximos anos a aposta na internacionalização das exposições temporárias.
Os furtos e as cada vez mais hábeis formas de roubo, preocupam o director deste departamento.
Tertúlias no Museu é uma organização conjunta do Museu dos Missionários da Consolata e da Junta de Freguesia de Fátima visando desenvolver mecanismos culturais para a comunidade local.
Nas últimas sextas-feiras de cada mês serão entrevistadas personalidades locais, regionais ou nacionais, que se têm destacado em várias áreas do saber, sendo debatidos temas relacionados com Fátima e também com aspectos culturais e patrimoniais.