O apóstolo é o mote para três encontros em que se procura reflectir sobre a sua geografia cultural, a carta aos Romanos e a sua relação com os contemporâneos
O apóstolo é o mote para três encontros em que se procura reflectir sobre a sua geografia cultural, a carta aos Romanos e a sua relação com os contemporâneosPaulo não é, nem dentro nem fora de portas, um personagem consensual. O aviso está dado pelo padre e teólogo Tolentino Mendonça – aceite a dificuldade da situação, sublinhe-se que o confronto entre paulinos e antipaulinos abalou e embalou o cristianismo das origens. E é este o mote para uma sessão de estudos sobre São Paulo, que o convento de São Domingos apresentará em três etapas nas próximas semanas.
a primeira sessão é dedicada à Geografia cultural de Paulo, pelas palavras de Joaquim Carreira das Neves e José augusto Ramos, já nos próximos dias 7 (das 18h30 às 20h) e 8 (das 10h às 12h30).
Mais para a frente, nos fins-de-semana de 21 e 22 de Novembro e 12 e 23 de Dezembro (nos mesmo horários) Tolentino Mendonça e Dimas de almeida trazem-nos uma leitura de a Carta aos Romanos, e José Leandro Rosa e José augusto Mourão propõem-se falar de Paulo e os contemporâneos , respectivamente.
afinal, como indica Tolentino Mendonça, no citado texto de apresentação desta Sessão de Estudos, o mínimo que se pode dizer de Paulo é que ele é um pivot decisivo na construção da experiência cristã. assim, deve perguntar-se: Será que os dois mil anos do nascimento do apóstolo coincidem com uma hora oportuna para reavaliarmos o significado de Paulo?.
O local das actividades está marcado para o Instituto São Tomás de aquino, no convento de São Domingos de Lisboa, ao alto dos Moinhos, em Lisboa. Mais informações