O ilustre professor decidiu doar o seu espólio pessoal a Bragança. a partir de 2009, estará acessível ao público num espaço autónomo com o nome do benemérito, anunciou a autarquia transmontana
O ilustre professor decidiu doar o seu espólio pessoal a Bragança. a partir de 2009, estará acessível ao público num espaço autónomo com o nome do benemérito, anunciou a autarquia transmontanaNatural de Grijó, no concelho de Macedo de Cavaleiros, o político, académico e jurista escolheu Bragança para guardar o seu acervo bibliotecário, condecorações, diplomas e atribuições honoríficas. O presidente da Câmara, Jorge Nunes, acredita que adriano Moreira tenha feito a doação talvez pela confiança na atitude que Bragança tem desenvolvido relativamente à área cultural, segundo refere a agência Lusa.
É um acto que distingue Bragança e todos os transmontanos, realçou o autarca. adriano Moreira podia doar a instituições de Lisboa e há várias de referência que gostavam de ter este espólio. O material doado ficará no antigo Colégio dos Jesuítas, com o nome Biblioteca adriano Moreira. a autarquia prevê abri-la ao público a partir de Março/abril de 2009.
a biblioteca adriano Moreira integrará um conjunto de equipamentos culturais no centro histórico da cidade, nomeadamente três bibliotecas públicas, cinco museus e conservatório de Música e Teatro municipais. São equipamentos de qualificação social e económica desta cidade fronteiriça, que resiste contra o despovoamento, as agressões à interioridade, promovidas por uma persistente visão política centralista que, nas últimas décadas, votou o interior do país ao abandono, refere o município numa nota enviada à imprensa.
O professor adriano Moreira junta o seu percurso de vida ao de outros ilustres bragançanos que, ao longo de séculos, contribuíram para que a história de Bragança, solidamente construída, marque, de forma significativa, a história de Portugal, salienta o município.