Taxa de empreendedorismo dos estrangeiros é superior à dos portugueses. Brasileiros e chineses destacam-se
Taxa de empreendedorismo dos estrangeiros é superior à dos portugueses. Brasileiros e chineses destacam-seOs imigrantes são mais empreendedores do que os portugueses. Este é o rresultado de um estudo coordenado por Catarina Oliveira que consta da revista Migrações dedicada ao ‘Empreendorismo imigrante’.
a comunidade chinesa, que entre 1995 e 2007 registou uma taxa de crescimento de 476 por cento, tem uma taxa de empreendedorismo que ronda os 36 por cento, adianta o Jornal de Notícias. a revista do Observatório da Imigração do alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, num estudo da investigadora Catarina Oliveira, (coordenadora do estudo feito em parceria com Jan Rath, da Universidade de amesterdão) aponta 1998 como um marco na abertura a maior dinamismo empresarial de estrangeiros.
Os brasileiros são hoje em Portugal a comunidade com maior número de patrões, representando 15,1 por cento do total de empregadores estrangeiros. São sobretudo elas que imigram, sendo 52 por cento da comunidade brasileira. a investigadora Beatriz Padilla, do ISCTE aponta ainda a importância das redes sociais no desenvolvimento de negócios que recorrem muito a produtos e imagens da identidade brasileira.
Para assinalar o lançamento da revista, o aCIDI promove hoje um seminário internacional. além de experiências de países como a austrália, Inglaterra ou Canadá, em debate vão estar diferentes olhares sobre a realidade portuguesa. Será apresentado um estudo que tenta perceber as diferenças de género e estudar iniciativas empreendedoras de imigrantes brasileiras.