Estudo da Organização Mundial de Saúde revela as principais dez causas de morte e fornece cálculos relativos a mais de 130 causas de doenças e traumatismos
Estudo da Organização Mundial de Saúde revela as principais dez causas de morte e fornece cálculos relativos a mais de 130 causas de doenças e traumatismosas crianças africanas estão expostas de maneira desproporcionada à SID a e à malária. até uma simples diarreia, que se trata facilmente, mata sem dó nem piedade em África, revela um estudo da OMS sobre o estado da saúde nível mundial e regional. Os dados estudados são de 2004, refere a organização num comunicado.
Entre as constatações mais chocantes ressalta que em cada dez crianças que morrem de malária, vivem em África. a proporção relativamente às que morrem devido à SID a é a mesma. as crianças africanas representam, do mesmo modo, a metade das que morrem de diarreia e de pneumonia.
as cinco primeiras causas de morte nos países de baixo rendimento são as seguintes por ordem: pneumonias, cardiopatias, diarreias, SIDa, e acidentes vasculares cerebrais. Nos países de rendimento elevado, as cardiopatias têm a dianteira entre as causas de morte. Seguem-se os acidentes vasculares cerebrais, câncer do pulmão, pneumonias e asma, sublinha o comunicado da OMS.
No mundo os homens dos 15 aos 60 anos correm maior risco de morrer que as mulheres da mesma idade. Estas mortes são devidas sobretudo a taxas mas elevadas de cardiopatias e aos traumatismos, provocados sobretudo pela violência e conflitos.