No dia dos Fiéis Defuntos, o Papa salientou que as superstições e a secularização ameaçam a fé dos cristãos no além
No dia dos Fiéis Defuntos, o Papa salientou que as superstições e a secularização ameaçam a fé dos cristãos no além Também é necessário hoje evangelizar a realidade da morte e da vida eterna, realidade especialmente sujeita a crenças supersticiosas e a sincretismos, para que a verdade cristã não corra o perigo de se misturar com mitologias de vários géneros , disse o Pontífice durante o ângelus.
aos fiéis que se encontravam na Praça de São Pedro, Bento XVI alertou para o facto dessas crenças nada terem a ver com a fé. É muito importante que nós, cristãos, vivamos a relação com os defuntos na verdade da fé e olhemos a morte e o além à luz da Revelação, salientou.
Os homens e as mulheres desta nossa época desejam ainda a vida eterna? Ou tornou-se a existência terrena o seu único horizonte?, questionou. Sobre a vida eterna, o Santo Padre assinalou que não conhecemos de modo algum esta realidade, mas sentimo-nos atraídos por ela. Esta é uma esperança universal, comum aos homens de todos os tempos e lugares.
O Papa lembrou ainda aos cristãos que a esperança cristã não é só individual, mas é sempre esperança para os demais . a vida de um está unida à de outros e o bem e o mal que cada um faz afecta sempre os outros . assim, a oração de uma alma peregrina no mundo pode ajudar uma outra alma que se está a purificar depois da morte, disse ainda convidando os fiéis a rezar pelos defuntos.