Metade dos portugueses são a favor da eutanásia. Este é o resultado de um estudo da Eurosondagem para a Renascença/SIC/Expresso
Metade dos portugueses são a favor da eutanásia. Este é o resultado de um estudo da Eurosondagem para a Renascença/SIC/Expresso50. 1por cento dos inquiridos afirmam ser a favor da eutanásia contra 39. 3 por cento que são contra. 10. 6 por cento dos 1018 entrevistados diz que não sabe ou não quis responder. O estudo revela ainda que 47 por cento dos inquiridos considera que o tema devia ser referendado enquanto que 43. 4 por cento estão contra.
O bastonário da Ordem dos Médicos manisfesta-se frontalmente contra a prática da eutanásia e defende que é necessário o Estado criar uma rede de cuidados paliativos. a eutanásia não é uma boa medida para o país, o que há é uma grande falta de informação sobre os inúmeros meios que há – assim o Estado os queira pôr à disposição das pessoas – para que o momento da morte seja digno e sem sofrimento, afirma Pedro Nunes.
Mais, defende o médico: Ninguém tem o direito de pedir aos médicos que façam o contrário, que matem as pessoas, quando são ensinados e trabalham pela vida das pessoas. sublinha Pedro Nunes.
Com a eutanásia não se combate o sofrimento, elimina-se a pessoa que sofre, adianta o juiz Pedro Vaz Pato, à Rádio Renascença. Para o também docente do Centro de Estudos Judiciários, a consulta popular corre o risco de as pessoas não estarem verdadeiramente esclarecidas. além disso esta questão esbarra no princípio constitucional da inviolabilidade da vida humana.