O comissário europeu para o Desenvolvimento e ajuda Humanitária propôs que as Nações Unidas convoquem uma cimeira internacional de paz, com a participação dos presidentes congolês e ruandês
O comissário europeu para o Desenvolvimento e ajuda Humanitária propôs que as Nações Unidas convoquem uma cimeira internacional de paz, com a participação dos presidentes congolês e ruandêsSugeri que seja o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, a convocar uma cimeira regional que reúna todos os líderes da região e todas as organizações regionais, afirmou o comissário europeu, Louis Michel, ao chegar a Bruxelas proveniente de Kinshasa. Os dois (Kabila e Kagame) responderam sim sem a mínima hesitação.
Louis Michel propôs aos dois presidentes, da República Democrática do Congo (RDCongo) e do Ruanda, cujas relações são más, que esta cimeira seja realizada em Nairobi sob os auspícios das Nações Unidas. É uma tentativa de resolver de maneira duradoura as tensões na RDCongo. a cimeira reuniria os líderes da RDCongo, Ruanda, Uganda e Burundi, representantes da União Europeia e dos Estados Unidos, assim como os líderes de vários organismos regionais.
De acordo com o comissário europeu, o presidente Kabila mostrou-se extremamente aberto a negociações, inclusive com o Conselho Nacional para a Defesa do Povo (CNDP), chefiado pelo congolês rebelde tutsi Laurent Nkunda, cujas tropas estão activas no território congolês. Um acordo de paz entre todas as partes congolesas foi assinado em Janeiro em Goma, capital da província do Kivu-Norte. Todavia os combates recomeçaram a 28 de agosto entre as tropas de Nkunda e o exército regular.
O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados informou que 50 mil pessoas foram expulsas pelos rebeldes de vários acampamentos de deslocados perto de Rutshuru, no leste da RDCongo. a região de Rutshuru tem sido um dos palcos dos confrontos entre as tropas do CNDP e as forças governamentais, estando agora sob o controle do movimento rebelde.