O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa salienta que “o convite só não foi ainda feito dada a consciência que os bispos portugueses têm da agenda sobrecarregada do Papa”
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa salienta que “o convite só não foi ainda feito dada a consciência que os bispos portugueses têm da agenda sobrecarregada do Papa”Mas o próximo ano poderá ser uma boa oportunidade tendo por base a possível canonização do beato Nuno Álvares Pereira. assim, o convite feito por Jorge Ortiga incluirá uma visita a Fátima, além da celebração de canonização, algo que só o Papa pode fazer. Os bispos portugueses pretendem que, a cerimónia de canonização do beato Nuno de Santa Maria, em vez de se realizar no Vaticano, se faça em Portugal.
É um assunto delicado e ainda não totalmente resolvido mas tudo indica que o Beato Nuno será canonizado, salienta o também arcebispo de Braga. O Vaticano avançou já no processo de reconhecimento do beato como santo, ao autorizar, em Julho de 2007, a promulgação de dois decretos que atestam um milagre que lhe é atribuído e as suas virtudes heróicas. O processo de canonização está praticamente concluído, faltando apenas marcar a data da cerimónia.
O Condestável Nuno Álvares Pereira, que no reinado de D. João I se tornou um dos heróis da batalha de aljubarrota, foi beatificado em 1918 por Bento XV. O processo de canonização foi reaberto a 13 de Julho de 2004.
a cura milagrosa reconhecida pelo Vaticano foi relatada por Guilhermina de Jesus que sofreu lesões no olho esquerdo por ter sido atingida com salpicos de óleo a ferver quando estava a fritar peixe. a sexagenária, natural de Vila Franca de Xira, pedido a intervenção do Santo Condestável e ficou curada. Foi observada por diversos médicos em Portugal e foi analisada por uma equipa de cinco médicos e teólogos em Roma, que consideraram a cura miraculosa.