é importante que os deputados europeus conheçam melhor a realidade dos imigrantes africanos residentes na Europa
é importante que os deputados europeus conheçam melhor a realidade dos imigrantes africanos residentes na Europa Estamos no ano do diálogo intercultural e Cabo Verde, assim como outros países africanos, tem muitas comunidades na Europa. É muito importantes para os parlamentares perceberem as esperanças, expectativas, dificuldades e as potencialidades dos africanos na Europa. Isso é vital para o futuro da própria Europa , afirmou Manuela Melo que integra uma delegação do Conselho de Educação da assembleia Parlamentar do Conselho de Europa.
Os deputados encontram-se em Cabo Verde, para participar numa Conferência sobre Educação e Diálogo Intercultural. a iniciativa surge no âmbito do ano Europeu do Diálogo Intercultural e reúne, na Cidade da Praia, parlamentares europeus da assembleia Parlamentar do Conselho de Europa e deputados africanos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), da Organização Internacional da Francofonia e da Commonwealth (Comunidade de países de expressão oficial inglesa).
a escola de Cabo Verde reside no facto de ser um caso exemplar de como os princípios fundamentais do Conselho da Europa, como os Direitos do Homem, a Democracia e o Estado de Direito, são concretizados num país que não tendo grandes recursos económicos tem um potencial humano extraordinário , adianta a deputada socialista.
Educar para a diversidade e para a cidadania mundial é o tema do encontro que pretende promover discussões e diálogo entre os diferentes parlamentares visando respostas e soluções comuns que reflectem uma dimensão euro-africana e global. O papel dos imigrantes no diálogo intercultural, o papel dos parlamentares no apoio às diásporas na promoção desse diálogo e as políticas necessárias nesta área serão temas também debatidos.