Para preparar uma audição pública sobre a erradicação da pobreza, a CNJP promove um blogue onde lança “um desafio muito complexo mas exequí­vel”
Para preparar uma audição pública sobre a erradicação da pobreza, a CNJP promove um blogue onde lança “um desafio muito complexo mas exequí­vel”Não podemos ajudar os pobres sem implicar os ricos, não podemos melhorar as condições de alojamento sem pensarmos numa acção fortemente solidária na criação de empregos, não podemos procurar criar uma sociedade mais justa sem combater com determinação a ilicitude.
Este desafio está inscrito no blogue de preparação da audição pública sobre a erradicação da pobreza que a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) realiza a 8 de Novembro em Lisboa.
aí, Fernando Roque de Oliveira, membro da direcção da CNJP, assume que se trata de um desafio muito complexo mas exequível se tivermos bem a noção do conjunto, se tirarmos partido pleno das redes de solidariedade e de trabalho conjunto já criadas, no Estado e na sociedade civil, num exercício pleno de descentralização, e se todos nos mobilizarmos num esforço de responsabilização, completamente assumida e executada, num contexto de uma intervenção sustentada. No fundo, defende num texto agora publicado, só assim as duas partes da nossa sociedade se ajudarão a destruir as barreiras que actualmente as separam tornando-a menos desigual e mais solícita para com os desprotegidos.
a CNJP está a preparar este encontro com o objectivo explícito de provocar uma reflexão entre pobres e não-pobres para desconstruir preconceitos acerca da pobreza e, por essa via, contribuir para fomentar uma cultura de justiça, de solidariedade e de coesão social.
a audição pública terá lugar no Centro Cultural Franciscano (Largo da Luz, em Lisboa), a partir das 9h00 de sábado, dia 8 de Novembro. Sobre esta audição pode consultar-se o blogue, espaço onde foi publicado o texto aqui citado e que é, nestes dias de crise mundial, uma descoberta de outros caminhos para a sua reflexão.