O professor adriano Moreira foi homenageado com o Diploma de Sócio e Insí­gnia do Instituto Luso-írabe para a Cooperação. Foi o reconhecimento do mérito político, académico e de cidadania
O professor adriano Moreira foi homenageado com o Diploma de Sócio e Insí­gnia do Instituto Luso-írabe para a Cooperação. Foi o reconhecimento do mérito político, académico e de cidadania a cerimónia decorreu no âmbito da conferência intitulada O Mundo Árabe e Islâmico na Sociedade de Geografia de Lisboa, proferida pelo especialista em assuntos islâmicos antónio Dias Farinha. Realizada na sede da Sociedade de Geografia de Lisboa, a conferência, foi promovida pelas Comissões de Estudos Luso-Árabes, Europeia e Relações Internacionais e pelo Instituto Luso-Árabe para a Cooperação. O especialista centrou-se sobre a temática do mundo árabe e islâmico na sociedade portuguesa, refere a agência Lusa.
Grato e honrado com a homenagem do Instituto Luso-Árabe, adriano Moreira afirmou com alguma ironia: Eu sempre tive a impressão que em Portugal as virtudes são retroactivas – cada vez que nos vamos afastando da vida pública, começamos a parecer mais aceitáveis. Presidente da academia de Ciência de Lisboa, adriano Moreira acentuou a importância da Sociedade da Geografia em Portugal, em especial no estudo das comunidades portuguesas fora das fronteiras. E acrescentou: aqui foram feitos os primeiros estudos sobre a emigração.
O professor universitário armando Marques Guedes justificou a escolha de adriano Moreira em três planos: ao nível político, académico e de cidadania. [Politicamente], adriano Moreira foi ministro do Ultramar, foi parlamentar e deputado, foi presidente do CDS/PP depois do 25 de abril (… ) Foi o introdutor, a nível académico, da Ciência Política e das Relações Internacionais em Portugal. No plano da cidadania, Marques Guedes acentuou a militância ética e política incessante de adriano Moreira. Sublinhou a sua intervenção em palcos públicos – na televisão, nos jornais, nas universidades, junto ao estado como consultor de entidades públicas – e tem sido um opinion-maker notável na influência que exerce.
adriano Moreira terminou a cerimónia com uma aprendizagem sua de vida: Nós não escolhemos nunca o país onde nascemos e as nações a que pertencemos mas decidir ficar é um acto de amor. Eu decidi ficar. Espero que vocês também decidam ficar.