Presidentes de 130 cidades de 34 países de Europa recomendam à União Europeia que «continue a combater o aquecimento global como uma prioridade a nível internacional»
Presidentes de 130 cidades de 34 países de Europa recomendam à União Europeia que «continue a combater o aquecimento global como uma prioridade a nível internacional»Os autarcas exigem um acordo à altura deste desafio internacional, lê-se na Declaração Eurocities contra as mudanças climáticas. O documento foi adoptado em Lyon, França, no âmbito da conferência que reuniu os representantes das metrópoles do continente europeu.
a iniciativa foi promovida pela associação, nascida em 1986, durante a presidência francesa do Conselho da União Europeia. a reunião afrontou temas como a mudança climática e a eficácia energética. as discussões centraram-se sobre a necessidade de adoptar uma reflexão integrada para enfrentar os problemas ligados às mudanças climáticas e promover a eficácia energética.
Outro problema abordado foi a monitorização do livro verde sobre os transportes urbanos. Eurocities pretende oferecer aos seus membros a oportunidade de partilhar informações. ao mesmo tempo, quer desenvolver soluções e adoptar posições comuns face aos problemas específicos que se enfrentam a nível local.