Bagão Félix considera que o aumento do salário mínimo para 450 euros é “uma questão de dignidade humana”
Bagão Félix considera que o aumento do salário mínimo para 450 euros é “uma questão de dignidade humana”Não percebo o argumento de que aumentando o salário mínimo muito gera-se mais desemprego, está por demonstrar, percebo apenas teoricamente, mas acima desses argumentos está a promoção da dignidade humana, afirma o ex-ministro das Finanças, adianta a TSF.
O também ex-ministro responsável pela pasta da Segurança Social e do Trabalho lembrou que apenas quatro a cinco por cento dos portugueses recebe o salário mínimo nacional. Em 2009, o valor vai ser actualizado 5. 6 por cento.
Não gosto de discutir décimas, quando estou a falar de ordenados de 400 e poucos euros, vejo muita gente a discutir essas décimas, porque infelizmente não sabe o que é viver com esse dinheiro. Eu também não sei, mas procuro ser humilde na minha resposta, salientou o economista num debate sobre o a proposta de Orçamento de Estado, na sede do CDS-PP.
Bagão Félix disse ainda, em relação ao fundo que permite devedores entregarem a casa e ficarem a pagar uma renda mais baixa, podendo reaver no futuro a habitação, que o essencial seria ajudar as famílias que estão com dificuldades em pagar a prestação, e não apenas aqueles que já estão em incumprimento, uma minoria.
E o alerta: Eu desconfio. Não há fundos grátis. É difícil conceber um sistema em que ganham todos. a natureza do negócio não é assim. Então ganha o banco, ganha o proprietário, ganha o fundo e ganham os subscritores do fundo?, questionou.