Nações Unidas e União africana estão a fazer progressos na implementação das suas forças de paz na região sudanesa. Mas persistem graves problemas
Nações Unidas e União africana estão a fazer progressos na implementação das suas forças de paz na região sudanesa. Mas persistem graves problemasas Nações Unidas e a União africana estão a ter bons progressos na implementação das suas forças conjuntas de manutenção de paz em Darfur, mas o processo de pacificação da região ocidental do Sudão é minado por combates mortíferos que persisitem, com o deslocamento de civis, o banditismo e violações dos direitos humanos, afirmou o chefe da ONU para a força de manutenção da paz ao Conselho de Segurança.
alain LeRoy, subsecretário-Geral de Operações de Manutenção da Paz, informou os membros do Conselho sobre a sua recente visita ao Darfur, onde a força mista da ONU-U a (conhecida pela sigla inglesa UNaMID) acabará por eventualmente tornar-se na maior força de manutenção de paz no mundo, com mais de 26 mil tropas, observadores militares e polícias.
Porém, até agora, apenas uns dez mil capacetes azuis foram destacados para a missão desde que esta iniciou as suas funções em Janeiro.