O Concílio Vaticano II foi um “extraordinário evento eclesial”, “nascido do coração de Deus”, por intuição de João XXIII, e teve em João Paulo II “um intérprete qualificado e uma testemunha coerente”
O Concílio Vaticano II foi um “extraordinário evento eclesial”, “nascido do coração de Deus”, por intuição de João XXIII, e teve em João Paulo II “um intérprete qualificado e uma testemunha coerente”Na mensagem que dirige aos participantes do congresso Cristo-Igreja-Homem. O Vaticano II no pontificado de João Paulo II , o Papa refere que estes trabalhos são uma ocasião para desenvolver uma reflexão aprofundada sobre a actual situação da Igreja a partir da contribuição específica trazida pelo Concílio Vaticano II e da aplicação das directrizes conciliares, efectuada por João Paulo II.
a multiplicidade de heranças doutrinais que encontramos em suas constituições dogmáticas e em suas declarações e decretos estimulam-nos, ainda hoje, a aprofundar a Palavra do Senhor, para aplicá-la à actualidade da Igreja, tendo presente as numerosas exigências dos homens e das mulheres do mundo contemporâneo, que têm grande necessidade de conhecer e experimentar a luz da esperança cristã , salientou .
O Pontífice salientou ainda que o Vaticano II foi o início de um processo ainda não encerrado e no qual se encontram chaves de leitura actuais , para as instâncias eclesiais e para as vicissitudes do homem.
a iniciativa da Pontifícia Faculdade Teológica São Boaventura , de Roma contou, na abertura, com uma conferência do cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone. Os trabalhos prosseguirão até quinta-feira, 30 de Outubro.