Um quinto da população imigrante vive em situação irregular. a sua situação não lhes permite fazer valer os direitos garantidos pelas convenções internacionais
Um quinto da população imigrante vive em situação irregular. a sua situação não lhes permite fazer valer os direitos garantidos pelas convenções internacionais a segunda edição do Global Fórum sobre desenvolvimento e imigração está a decorrer em Manila, Filipinas. Participam no fórum representações de mais de 120 países. O primeiro teve lugar o ano passado em Bruxelas, Bélgica.
Paralelamente ao fórum oficial desenvolve-se uma série de iniciativas colaterais, denominadas Fórum alternativo. É o que geralmente acontece por ocasião de grandes acontecimentos internacionais sobre temas sociais e de desenvolvimento. as propostas serão associadas aos resultados dos trabalhos dos primeiros dois dias de encontros de várias organizações da sociedade civil.
Os dois dias sucessivos serão conduzidos por governos e entidades oficiais. as intervenções até agora focalizaram-se na imigração ilegal. Manolo abella, um perito filipino da Organização Mundial do Trabalho, recordou que dos 200 milhões de imigrantes, os dados mais optimistas indicam que entre 15 e 20 por cento se encontram em situação irregular. Significa que entre 30 e 40 milhões de pessoas vivem na sombra, incapazes de fazer valer – por lei ou na prática – muitos dos direitos garantidos pelas convenções internacionais.