No diálogo entre as Igreja católica e protestantes, o terreno bí­blico é o lugar de maior progresso. a difusão da Bíblia, já em 2454 línguas diferentes, é um dos melhores frutos de colaboração das Igrejas
No diálogo entre as Igreja católica e protestantes, o terreno bí­blico é o lugar de maior progresso. a difusão da Bíblia, já em 2454 línguas diferentes, é um dos melhores frutos de colaboração das IgrejasNestes dias terminou, em Roma, o Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Os bispos sublinham que a Sagrada Escritura dá sustento e vigor à vida da Igreja. É fonte de vida espiritual e a alma da pastoral. O cristão africano gosta de ouvir a Palavra de Deus. Mas, o acesso à Bíblia é condicionado por dois factores: a multiplicidade das línguas e o analfabetismo. Experimento esta dificuldade na paróquia de Santa Isabel do Guiúa, Inhambane, da qual sou pároco: coexistem duas línguas diferentes (Bitonga e Xitshwa); e mais de 60 por cento da população é analfabeta. apesar destes condicionalismos a procura da Bíblia é grande.
a Igreja católica, em colaboração com as outras Igrejas, procura facilitar o acesso dos fiéis à Palavra de Deus. No Centro Catequético do Guiúa, uma comissão ecumémica trabalha na tradução da Bíblia para língua Bitonga. Sempre no Guiúa, iniciou-se a gravação do Novo Testamento em língua Bitonga no âmbito do projecto, Faith Comes by Hearing (FCBH) – a Fé vem através da escuta -, financiado por um grupo de Igrejas dos Estados Unidos. O FCBH possui o maior catálogo de áudio-bíblias do mundo e disponibiliza-as através de um pequeno aparelho rádio, o Proclaimer (ver foto).
O Novo Testamento é gravado num microchip e pode ser reproduzido. O rádio Proclaimer dispõe de um painel solar que permite recarregar a bateria. Tem uma autonomia de 15 horas. O som, de qualidade digital, é audível por grupos até cerca de 300 pessoas. actualmente, existem gravações áudio das Escrituras em 321 línguas. a Língua Bitonga passará a integrar este catálogo. as comunidades mais remotas da região de Inhambane poderão ouvir a palavra de Deus na sua própria língua. Há ainda 4. 500 línguas à espera de ser confrontadas com a Bíblia. Juntar esforços entre Igrejas é necessário para levar Cristo a todos.