Ter rapidamente dinheiro para responder às necessidades básicas de uma população atingida por um desastre natural ou humano é o objectivo deste fundoO tempo é fundamental na ajuda humanitária, avisou esta quinta-feira o secretário-geral das Nações Unidas. Qualquer voluntário pode dizer-vos que, numa situação de desastre, os atrasos [dessa ajuda] são mortais, insistiu Ban Ki-moon.
Este alerta surgiu no mesmo dia em que se iniciou a conferência anual de doadores, reunidos sob a égide do Fundo Central de Resposta de Emergência das Nações Unidas (CERF, na sigla inglesa), que visa recolher 500 milhões de dólares (quase 394 milhões de euros). Nesta reunião, Ki-moon deixou ainda a nota de que a crise financeira, as alterações climáticas e o crescimento demográfica são susceptíveis de fazerem aumentar a procura deste tipo de ajuda.
Vamos precisar de mais recursos para atender essas necessidades, declarou Ki-moon aos delegados dos Estados-Membros do CERF. as necessidades são enormes, mas penso que a vossa generosidade pode igualá-las, disse.
O CERF foi criado em 2006, no âmbito do pacote de reformas da ONU, para impulsionar operações de salvamento em desastres naturais ou humanos, disponibilizando fundos em poucos dias e salvando assim milhares de vidas que, de outra forma, se perderiam com um eventual atraso no âmbito do então subfinanciado mecanismo de 50 milhões de dólares (pouco mais de 39 milhões de euros).