a Igreja, ao dar respostas “demasiadamente rí­gidas e canónicas às inquietações dos fiéis”, perde a sensibilidade de chegar a essas pessoas, afirmou o cardeal patriarca de Lisboa
a Igreja, ao dar respostas “demasiadamente rí­gidas e canónicas às inquietações dos fiéis”, perde a sensibilidade de chegar a essas pessoas, afirmou o cardeal patriarca de LisboaSe respondermos a isso [às inquietações e à procura dos fiéis] só com regras, com disciplina e coisas canónicas, com aquilo que nos rege, perdemos a sensibilidade e a sintonia com as pessoas que procuram verdadeiramente Deus, referiu José Policarpo, citado pela Lusa. Na conferência ‘as linhas emergentes para a Evangelização da Europa globalizada e laicizada’, o prelado reforçou a tese de que a própria estrutura canónica com que é enquadrada a nossa direcção pastoral é demasiadamente rígida para deixar a liberdade de resposta à própria procura de Deus.
O arcebispo de Viena, por seu turno salientou a existência de uma vaga de secularização sentida na Europa. Por vezes é assustador ver como a Europa está a ir num sentido completamente diferente, e o Papa lembrou no seu discurso de abertura do Sínodo, que países dantes totalmente cristianizados estão hoje descristianizados.
além da necessidade de relembrar e cultivar as raízes cristãs da Europa, é preciso ainda reflectir no futuro pós-crise financeira que o mundo vive, actualmente, aponta o cardeal Christoph Schonborn. Vivemos um boom de bem-estar provavelmente único na história da Europa, mas estes bons frutos tiveram o seu reverso que foi a crescente disparidade de rendimentos entre os muito ricos e os que ganhavam cada vez menos, disse.