Uma em cada cinco mortes no mundo é de uma criança com menos de cinco anos, adianta a Organização Mundial de Saúde
Uma em cada cinco mortes no mundo é de uma criança com menos de cinco anos, adianta a Organização Mundial de SaúdeOs números são de 2004 e revelam que é em África que o número de mortes é mais significativo. Quase metade das mortes registadas é de menores de 15 anos.
Mais de um terço das mortes em crianças ocorrem no período neonatal (até aos 27 dias de vida), essencialmente por três causas: asfixia e trauma no nascimento, prematuridade ou baixo peso e infecções como sepsia ou pneumonia.
a subnutrição mantém-se como uma causa importante de morte até aos cinco anos, contribuindo para 30 por cento dos falecimentos. Infecções respiratórias e diarreias estão entre as doenças que mais matam na infância.
O relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) faz estimativas para o estado da saúde no mundo dentro de 20 anos, indicando que haverá uma diminuição de mortes por doenças transmissíveis, como a sida, a tuberculose ou a malária. Prevê-se uma subida do número de mortos por acidentes rodoviários, que quase duplicarão.