as opções, quanto ao futuro, serão discutidas durante uma reunião de dirigentes tibetanos no exílio, em Dharamsala
as opções, quanto ao futuro, serão discutidas durante uma reunião de dirigentes tibetanos no exílio, em Dharamsala Ele perdeu a esperança de encontrar uma solução com o actual governo chinês que pura e simplesmente não deseja resolver a questão do Tibete, afirmou o secretário particular de Dalai Lama. O líder dos monges budistas tibetanos pretende analisar outras opções, e isso será feito em Novembro .
O movimento tibetano continuará não violento. É uma dimensão não negociável sobre a qual todo o Mundo está de acordo , garantiu Tenzin Taklha. Dalai Lama encontra-se refugiado desde 1959, em Dharamsala, no norte da Índia.
Desde 2002 que é negociada a autonomia do Tibete com as autoridades chinesas. Houve conversações directas, formais e oficiais no Verão de 2007. Seguiu-se um último encontro em Julho de 2008 entre emissários do Dalai Lama e os chineses sobre o estatuto do Tibete, qualificado com frustrante pelos representantes dos tibetanos.
Considerado pela maioria do seu povo como o último escudo contra a política da China no Tibete, o prémio Nobel da Paz em 1989 é um ícone no Ocidente e um problema para Pequim, que o acusa de ser um separatista, a coberto da religião.