No encerramento do Sínodo, Bento XVI saúda os bispos chineses impossibilitados de deslocar-se a Roma pela Igreja Patriótica da China
No encerramento do Sínodo, Bento XVI saúda os bispos chineses impossibilitados de deslocar-se a Roma pela Igreja Patriótica da ChinaO Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja encerrou os trabalhos que decorreram de 5 a 26 de Outubro, em Roma. Na Missa de encerramento na basílica de São Pedro, Bento XVI recordou a urgência da evangelização. Neste ano Paulino, fazendo nossas as palavras do apóstolo: ai de mim se não pregar o Evangelho, auguro que todas as comunidades advirtam, com maior convicção, este anélito de Paulo como vocação ao serviço do Evangelho pelo mundo.
É um apelo a que não devemos nunca cansarmo-nos de responder, apesar das dificuldades que possamos encontrar. O Papa sublinhou que muita gente está à procura, por vezes sem dar-se conta, do encontro com Cristo e com o seu Evangelho; muitos sentem necessidade de encontrar n’Ele o sentido da sua vida.
O Sínodo entregou ao Papa 55 propostas. a partir delas, Bento XVI redigirá uma exortação apostólica, como documento conclusivo da assembleia sinodal. Nas propostas afirma-se que a Igreja deve esforçar-se por conhecer melhor a Bíblia, para a tornar familiar a leigos e sacerdotes. Ela é a base para inculturar a mensagem evangélica nas culturas, para preparar as liturgias e as homilias.