Vindos de todo o país, 150 jovens receberam, na hora do envio, o «Roteiro Ecuménico». à medida que viram as páginas, aparecem os dez Fórum Ecuménicos, mostrando os «percursos de unidade»
Vindos de todo o país, 150 jovens receberam, na hora do envio, o «Roteiro Ecuménico». à medida que viram as páginas, aparecem os dez Fórum Ecuménicos, mostrando os «percursos de unidade»O X Fórum Ecuménico Jovem (FEJ 2008) realizou-se na Quinta da Matinha, Marrazes (Leiria), a 25 de Outubro. alegrai-vos na Esperança foi o lema, retirado de uma Carta de São Paulo, neste ano Paulino. Contamos com o apoio do padre augusto GonçAlves, pároco de Marrazes e do Departamento de Pastoral Juvenil da diocese, liderado pelo padre Gonçalo.
Os responsáveis das quatro Igrejas organizadoras (católica, lusitana, metodista e presbiteriana) deram as boas-vindas. Seguiu-se uma apresentação multimédia sobre os 10 anos de caminho percorrido no planeta jovem. Foi uma viagem virtual de Leiria a Leiria, passando por Lisboa, Gaia, Coimbra, aveiro, Santarém, Braga, Guarda e Viana do Castelo, como mostravam as dez placas espalhadas pelo auditório.
O presidente da Comissão Episcopal do Ecumenismo, Manuel Felício e Sifredo Teixeira, presidente do Conselho Português das Igrejas Cristãs, aprofundaram o tema do FEJ. Este espaço formativo desembocou no trabalho de 10 grupos de reflexão. Os mais novos tiveram uma dinâmica própria, coordenada pelos Jovens Sem Fronteiras.
Durante a tarde tiveram lugar três apresentações criativas: a associação Imigrante, de Leiria, falou da Interculturalidade, a partir da experiência do encontro de culturas; os Jovens da Igreja presbiteriana fizeram um jogral sobre a oikologia (a terra como casa comum de toda a criação); e os Jovens metodistas abordaram o tema da Espiritualidade.
a celebração de encerramento foi uma grande festa, marcada pelo equilíbrio entre a palavra, a música e o silêncio. Momento simbólico foi aquele em que os grupos de reflexão levaram um pano onde escreveram uma palavra-chave. Depois de proclamarem esta palavra-chave, ofereceram o pano para serem atados uns aos outros, em sinal de unidade e comunhão. Na hora da despedida, ficou a certeza de que o XI FEJ está na linha do horizonte. O maestro Carlos Pedro, responsável pela animação musical desta festa ecuménica, garantiu que o II CD ecuménico jovem está a caminho.