Sete mil diocesanos de Setúbal peregrinaram hoje ao Santuário de Fátima. aos pés de Nossa Senhora colocaram as preocupações e anseios, e também as alegrias e as esperanças
Sete mil diocesanos de Setúbal peregrinaram hoje ao Santuário de Fátima. aos pés de Nossa Senhora colocaram as preocupações e anseios, e também as alegrias e as esperançasTrazemos a alegria duma maior atenção e estima pelas Sagradas Escrituras; a alegria de novos sacerdotes e diáconos; a alegria de mais catequistas com estágio, de mais crismados, de novos baptizados adultos, de vários casais jovens; e a alegria da fé e de semearmos a Tua palavra,, afirmou o bispo diocesano, na Eucaristia a que presidiu na igreja da Santíssima Trindade.
Entre as preocupações, o bispo Gilberto Canavarro dos Reis apontou as crianças sem catequese e as que, tendo catequese, não vão à missa. a deficiente iniciação na fé e a ignorância religiosa de tantos fiéis também foi apontada pelo prelado setubalense.
Mas há ainda outras situações que merecem o olhar atento: Os cristãos que vivem como se não fossem discípulos de Jesus bem como as famílias desfeitas e a falta de apoio à família; os jovens marginalizados; tantas e tantas pessoas que sofrem a pobreza e as que nesta crise estão aflitas; a escola que dificulta a educação da fé. Gilberto Canavarro dos Reis referiu-se ainda à escassez de valores e de sentido, nesta sociedade marcada pela violência e mentira, pelo relativismo e pelo egoísmo feroz, afirmou.