Em 1859 funda-se a primeira Conferência de São Vicente de Paulo, em Portugal, pela mão do padre Sena de Freitas e outros
Em 1859 funda-se a primeira Conferência de São Vicente de Paulo, em Portugal, pela mão do padre Sena de Freitas e outrosDetecta e serve directamente as várias situações de pobreza, vivendo uma espiritualidade cristã, à maneira de Vicente de Paulo e de Frederico Ozanam. Este é uma das características que distingue um Vicentino. Presentes em quase todas as paróquias do país, a Conferência de São Vicente de Paulo olha pelos mais pobres da comunidade.
Desde a simples oferta de umas achas de lenha – oferta inicial de Ozanam às famílias que primeiro visitou em Paris, às ofertas de roupa, alimentos, medicamentos, actualmente; a acção vicentina procura ser a resposta oportuna para cada situação de sofrimento ou pobreza que se detecta.
a Sociedade de São Vicente de Paulo é uma organização católica internacional de leigos fundada em Paris, em 1833, por Frederico Ozanam e seus companheiros. Posta sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, inspira-se no seu pensamento e na sua obra, esforçando-se por avaliar aqueles que sofrem, em espírito de justiça e de caridade e por um compromisso pessoal.
Entre os vários projectos destaca-se o mais recente, a Casa Ozanam é um projecto da Sociedade de São Vicente de Paulo, criado pelos Vicentinos da diocese do Porto,para serviço aos pobres e marginalizados, apoiando as Conferências Vicentinas na sua acção. Desde abril de 2008 que a Sociedade de São Vicente de Paulo possui um novo site, actualizado, com o objectivo de divulgar, formar e informar, todos os interessados sobre esta obra sócio-caritativa a nível mundial.
Esta data é comemorada no domingo mais próximo de 31 de Outubro. Ontem, 25 de Outubro, os vicentinos realizaram a sua assembleia comemorativa deste dia, em aveiro.